Image

Como identificar quilometragem adulterada?

Na hora de comprar um veículo seminovo ou usado, a quilometragem é uma das coisas importantes que se deve avaliar.

Infelizmente, existem casos de pessoas de má fé que conseguem adulterar o equipamento, que passa a mostrar uma numeração que não representa a real quantidade de Km que o veículo rodou.

Neste artigo, vamos mostrar como é possível identificar veículos com a quilometragem adulterada, para não cair nesse tipo de golpe.

Porque a quilometragem é importante?

O ano de fabricação de um veículo não é o único indicativo do quão novo ele possa estar.

Quanto mais um veículo é utilizado, mais as suas peças e componentes se desgastam, já que possuem uma determinada vida útil. Por isso, um veículo com baixa quilometragem costuma estar mais conservado e, provavelmente, demorará mais para dar algum tipo de problema.

Dessa forma, é possível que um veículo mais antigo esteja muito mais conservado do que um veículo mais novo.

Um seminovo do ano pode ter rodado tanto, que seja um mal negócio, enquanto outro com alguns anos de fabricação possa ter rodado tão pouco, que seja um excelente negócio.

Carros com baixa quilometragem podem ter um valor bem acima do normal e com razão, por estarem praticamente novos!

Isso é fácil de verificar, na maioria dos casos. Se você estiver em uma concessionária séria e com nome no mercado, a quilometragem que você vê no painel dos carros será certamente a quilometragem real do veículo.

Quilometragem adulterada

E nas situações em que você não tenha tanta confiança no vendedor? Normalmente não é aconselhável fazer negócios sem confiar em quem está vendendo, mas você pode se sentir mais confortável checando se a quilometragem pode ter sido adulterada.

O nome do instrumento que marca a quilometragem no painel do veículo é HODÔMETRO, por isso, vamos ver o que você pode fazer para verificar se o hodômetro foi adulterado:

Manual e notas fiscais

Peça pra ver o manual do carro e as notas fiscais de serviços realizados no veículo. É possível conferir datas e quilometragens anotadas nessas ocasiões, para checar se batem com a que é mostrada no painel.

Desconfie de veículos que não possuem esses dados disponíveis para você checar.

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.